Evento apresenta Programas de Educação Ambiental dos municípios consorciados ao CIMVI

Um trabalho iniciado em abril de 2019 pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI em 13 dos seus municípios consorciados teve mais um fruto apresentado na última sexta-feira, 22 de novembro. Através do projeto de Educação Ambiental nos municípios, os responsáveis em cada prefeitura apresentaram seu Programa de Educação Ambiental para 2020, em um encontro que aconteceu na sede administrativa do CIMVI, dentro do Parque Girassol.

No início do ano foi realizado um diagnóstico elencando quais as principais necessidades que os municípios teriam para atuação em educação ambiental, onde foram elencados temas como a gestão dos resíduos sólidos, proteção de Áreas de Preservação Permanente, entre outros assuntos.

Como resultado do diagnóstico, foi desenvolvida a Política de Educação Ambiental para os todos municípios. A Política foi o resultado de uma construção coletiva entre todos os envolvidos com acompanhamento do Cimvi, o tema foi discutido e aprimorado em aproximadamente 33 encontros realizados com os município e Cimvi. Na maioria dos municípios a Política de Educação Ambiental encontra-se, nas câmaras municipais, aguardando aprovação. Destaque para os municípios de Rodeio e Benedito Novo, onde a Política já foi aprovada e publicada em diário oficial na forma de lei, um grande avanço em direção a sustentabilidade ambiental.

Concomitante a essa movimentação em prol do meio ambiente foram formados os Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEA), com a finalidade desenvolver e efetivar a educação ambiental nos municípios. Assim, os integrantes do GIEA elaboraram seu plano de ação de educação ambiental para 2020, assumindo a responsabilidade da efetivação das ações propostas.

Para 2020 o CIMVI será realizado um curso de capacitação em Educação Ambiental para os integrantes do GIEA de cada município, além da realização de eventos, assessoria e monitoramento das ações de educação ambiental.
Confira o vídeo sinopse do evento e seja um cidadão atuante em prol do nosso meio ambiente, afinal, vale muito cuidar!

Vídeo Sinopse