Evento marca primeira fase do projeto de educação ambiental nas cidades do CIMVI

Na manhã de terça-feira (04/06) aconteceu na sede do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI um evento para disseminação de boas práticas na educação ambiental, promovido pelo CIMVI Ambiental. Grupos dos setores de educação e meio ambiente das cidades de Blumenau, Indaial e Massaranduba apresentaram práticas e projetos que são desenvolvidas na cidade com o tema da educação ambiental, para representantes das demais cidades consorciadas.

O evento marcou o encerramento da primeira fase do projeto de Educação Ambiental do Consórcio nos municípios, desenvolvido pelo fiscal ambiental Kléber Santos. Ao fim das apresentações, Kléber colocou para os presentes os resultados obtidos na primeira fase do projeto, onde foram realizadas reuniões com todos os representantes do setor ambiental dos municípios consorciados para entender qual a principal demanda daquela cidade.

Como aparece no gráfico, o tema colocado por todas as cidades foi na questão da valorização de resíduos sólidos e da coleta seletiva, o que vem de encontro aos projetos que o Consórcio está desenvolvendo nessa área. Porém, não é obrigatório que todas as cidades trabalhem esse tema principalmente. “Cada cidade tem sua prioridade. A questão dos resíduos é comum entre todas as cidades porém, se um município tem como maior demanda uma educação sobre mudanças climáticas e áreas de risco, situação bem comum na nossa região, esse tema será aplicado” – explicou Kléber.

Agora, o projeto entra na sua segunda etapa onde o CIMVI, com esses dados captados nessas reuniões, irá desenvolver o Projeto de Lei (Minuta) da Educação Ambiental que, na terceira fase, será enviado para aprovação nas Câmaras de Vereadores dos municípios consorciados. Com a aprovação da minuta, a quarta fase é a elaboração do Programa de Educação Ambiental de cada cidade pelo Grupo Integrado de Educação Ambiental (A criação desse grupo foi solicitada nas reuniões da primeira fase). Posteriormente, o setor irá ajudar o CIMVI na disseminação da Campanha Regional de Coleta Seletiva e Valorização de Resíduos Sólidos e, na última etapa para implantação da educação ambiental nas cidades, será realizado um curso de capacitação com todos os envolvidos nessa área.