O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, através do Programa de Gestão Ambiental Urbana – PGAU, realizou na manhã do dia 13 de agosto, em Blumenau, uma importante capacitação sobre “Construções Sustentáveis”. O evento, promovido em parceria com a Associação dos Municípios do Vale Europeu – AMVE e com o apoio da Green Building Council Brasil – GBC Brasil, reuniu técnicos ambientais, empreendedores, consultores, acadêmicos e demais público interessado em conhecer práticas inovadoras na construção civil.

Técnicos ambientais, consultores, empreendedores do segmento de construção civil marcaram presença na capacitação

Sandra Regina Batista, gestora de Serviços Ambientais do CIMVI, ressaltou que as construções sustentáveis são um dos principais eixos do PGAU, e que o Brasil vem se destacando globalmente nesse segmento. Felipe Augusto Faria, CEO da GBC Brasil, conduziu a capacitação, abordando o panorama atual das construções sustentáveis no Brasil. Ele apresentou os processos mais eficientes, materiais inovadores e métodos sustentáveis que estão transformando o setor, além de explorar as principais certificações, benefícios econômicos e a importância de reduzir o impacto ambiental e o uso de recursos naturais.

A gestora de Serviços Ambientais do CIMVI, Sandra Regina Batista, comentou sobre a escolha do tema ser um dos cinco eixos temáticos do Programa de Gestão Ambiental Urbana – PGAU

Um dos pontos altos do evento foi o relato de Eduardo Mattos, que compartilhou um case de sucesso em “Green Building”, comentando sobre os desafios e as vantagens desse tipo de projeto. Vale destacar que o Brasil está entre os cinco países mais avançados em construções sustentáveis, com 11,5% das edificações certificadas no mais alto nível.

Felipe Augusto Faria, CEO da GBC Brasil, conduziu a capacitação, abordando o panorama atual das construções sustentáveis no Brasil