CIMVI promove Formação Continuada com foco na integração da Educação Ambiental

O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), através do setor de Educação Ambiental, realizou a quarta etapa da Formação Continuada junto aos educadores ambientais dos municípios consorciados e de Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs). O webinar aconteceu nessa quarta-feira, 5 de maio, e teve como tema “Projetos de Educação Ambiental na Interdisciplinaridade”.

O objetivo central dessa formação foi de compartilhar com os GIEAs dos municípios, um exemplo de educação ambiental na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade, revelando o valor do assunto ambiental na comunidade escolar e seu entorno, buscando inserir o tema Educação Ambiental em todas as áreas, com uma atuação integrada e fortalecida em âmbito municipal e regional.

O “case” apresentado para abordar o tema foi da Escola de Educação Báscia Maria Konder Bornhausen, de Massaranduba, através das pedagogas Tania Regina Ranghetti Deretti (professora de história) e Nilce Bompani Pessoni (professora de Geografia). O evento contou com a participação especial do professor e Mestre José Constantino Sommer (Biólogo, membro do CIEA, CTEA e do GTEA RH 07).

Foi muito importante participar deste momento. Nunca tínhamos apresentado todos os nossos trabalhos sobre Educação Ambiental desta forma. Gostaríamos de registrar que EEB Maria Konder Bornhausen sempre buscou trabalhar os projetos de Educação Ambiental partindo de problemas da comunidade em que a escola está inserida. Acreditamos que a escola é a disseminadora de boas ideias e que essas devem perpassar os muros da escola, para que as mudanças aconteçam em toda a comunidade. Buscamos trabalhar de forma interdisciplinar e principalmente, fazendo com que os educandos se sintam responsáveis pelo meio no qual estão inseridos e protagonistas da história”, avaliam as professoras Tania e Nilce.

A data da próxima Formação Continuada já foi definida: será no dia 27 de maio, Dia da Mata Atlântica, a partir das 10h.

Imagens do Evento