Aconteceu em Rio dos Cedros a primeira reunião Itinerante 2023 dos Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs) da região CIMVI.
A reunião teve início com a fala de boas-vindas realizada pelo prefeito Sr. Jorge Luiz Stolf, em seguida fala do vice prefeito Sr. Rafael Nones e também da secretária de educação srª. Joanita Odorizzi Grande, que através de sua presença e mensagem, incentivaram os educadores ambientais presentes, demonstrando o valor da educação ambiental no município.
Para o Prefeito Jorge, é de grande importância a educação ambiental nas escolas para as crianças, pois a partir desta fase que se tem a possibilidade de formar cidadãos mais conscientes para o futuro, e relatou de como era em sua infância referente aos resíduos, que não se tinha as informações e o cuidado como se tem hoje.
Durante a manhã, integrantes do GIEA anfitrião apresentaram o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), onde são desenvolvidas, programas, projetos e ações inseridos na educação formal e não formal do município. A programação seguiu abordando o História da Educação Ambiental em Rio dos Cedros, programa “Vale Muito Cuidar”, Projeto “Pense Verde” e o projeto “O Futuro é agora”.
No período da tarde os grupos conheceram a Recauchutadora de Pneus Neri, de Rio dos Cedros. A visita técnica oportunizou aos participantes conhecerem o processo de recapagem e reciclagem de pneus, e quão importante é este serviço ambiental para a sustentabilidade do ciclo de vida do produto, a visita foi de grande valor para os educadores ambientais.
Um dos objetivos fundamentais da política de educação ambiental é “o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, históricos, culturais e éticos”. E neste sentido, agradecemos por mais um encontro dos GIEAs.