Aconteceu no dia 04 de abril a 7º edição adicional do minicurso sobre Recuperação e Restauração de Áreas Degradadas, promovido pela Educação Ambiental do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do município conveniado de Ibirama.

Pela manhã, ocorreu a aula do geólogo, pesquisador e professor universitário, Dr. Juarês José Aumond, ja´no período da tarde, os participantes fizeram visitas a campo para aplicar os conhecimentos aprendidos, onde tiveram a oportunidade em conhecer e analisar a área parcialmente recuperada da Jazida Pickart, foi um momento importante onde os participantes puderam esclarecer várias dúvidas com o Professor Juarês.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Anderson Fozina Kruger, a parceria de Ibirama com o CIMVI no Licenciamento e na Educação Ambiental vemos que o município vem evoluindo na temática. E com o apoio do Consórcio conseguimos realizar capacitações para responsáveis técnicos da região, como foi o caso deste minicurso sobre Recuperação de Áreas Degradadas. Estamos presenciando um crescente aumento de técnicos trabalhando nesta área e a experiência e visão que o professor Dr. Juarês Aumond, trouxe para nossos técnicos na vivência e com exemplos reais da nossa cidade, agregaram muito para nossos profissionais e nosso município.

Já o Prof. Dr. Juarês José Aumond, ressalta a importância do papel CIMVI, que está incentivando através destas formações a Recuperação e a Restauração de Áreas Degradadas na região, em diferentes setores, incluindo práticas de geotécnica para estabilização de taludes e margens de rios, remediação química e física de áreas degradadas e recuperação de cavas de mineração entre outros. Nos cursos são desenvolvidos conhecimentos sobre bacias hidrográficas, solos, obras de engenharia e engenharia natural, o papel da floresta no processo hidrológico, erosão e ancoragem dos solos. Para Dr. Juarês, o Consórcio cumpre com sua Missão Social, Econômica e Ambiental na região.

Lembrando que, o ciclo de minicursos alinha-se ao Projeto Vale Plantar, Licenciamento Ambiental, aos Programas Municipais de Educação Ambiental e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, 13 e 15.