Minicurso de Arborização é realizado no dia das águas.
Foi com esta mensagem que iniciamos o Primeiro minicurso com o tema “Arborização Urbana” da região CIMVI.
“Desde o Princípio, hoje e sempre, água é vida. Cuide e valorize este bem comum”.

Neste sentido, os participantes receberam no período matutino uma aula abordando conceitos e benefícios que a arborização traz para as cidades e da importância da implantação de um plano diretor de arborização urbana, segundo o Biólogo e ministrante Paulo A. G. da Silva, “não são apenas as árvores que plantamos nas calçadas, mas toda a gestão de áreas verdes em áreas urbanas se integram no planejamento para cidades mais saudáveis”.
Já no período vespertino foi realizada uma saída de campo para conhecer o Plano de Arborização do Zoológico de Pomerode.

O objetivo do curso é melhorar as técnicas de plantio e manejo de árvores, fomentando a qualidade ambiental das cidades. Para David Herzog da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Pomerode, “O planejamento e a correta gestão da arborização urbana foi e continua sendo um desafio para o poder público, e se torna cada vez mais importante visto a importância dos serviços prestados pelas árvores em áreas urbanas. Iniciativas como o mini curso oferecido pelo CIMVI só trazem benefícios para quem teve a oportunidade de participar, pois trouxe exemplos que muitas vezes estão aqui ao lado, possuíam realidades como as nossas, mas que hoje são exemplos de planejamento e gestão. Obrigado ao CIMVI por proporcionar estes momentos”.

O evento está alinhado ao Projeto Vale Plantar, as diretrizes legais ambientais, ao Programa de Gestão Ambiental Urbana (PGAU) e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 06, 13 e 15.