A galeria Rizoma do Consórcio intermunicipal do Médio vale do Itajaí (CIMVI), está recebendo a exposição “FÓSSEIS: O DNA DA TERRA”, composta por 28 peças de fósseis do acervo particular do renomado pesquisador Prof. Dr. Juarês José Aumond, geólogo Prof. Juarês também é especialista em Paleoclimatalogia, que estuda as variações climáticas ao longo da história da Terra.
A terra tem 4,5 bilhões de anos, sendo que o mais antigo ancestral do homem (Homo sapiens sapiens) surgiu a cerca de 200.000 anos, ou seja, a nossa história está ligada ao DNA da vida, sendo uma molécula extremamente importante para os seres vivos, pois tem a função de armazenar e transmitir as informações genéticas.
Historicamente a humanidade vem passando por períodos de mudanças climáticas, porém na atualidade, segundo pesquisas científicas realizadas, estamos cada vez mais interferindo nesse processo, e a consequentemente, os verões estão mais quentes, invernos mais frios, chuvas mais fortes e concentradas e eventos climáticos estão cada vez mais extremos, causando danos, ambientais, sociais e econômicos.
Neste sentido, a exposição tem o objetivo de trazer uma compreensão de onde viemos, quem somos, e no que podemos contribuir para este planeta.
A exposição foi lançada no dia 20 de fevereiro e estará disponível até o dia 20 de maio na Galeria Rizoma do CIMVI. Lembrando que todas as ações estão alinhadas as diretrizes legais e interligadas aos programas, projetos, ações dos municípios consorciados.