Historicamente a educação ambiental vem trilhando caminhos para uma sociedade mais integrada ao meio onde vive. Há mais de duas décadas foi instituída através da lei nº 9.795 de abril de 1999, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), que fala em seu Art. 1º “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
Neste sentido, o setor de Educação Ambiental do Consórcio Intermunicipal do Médio vale do Itajaí (CIMVI), ciente de sua responsabilidade para o desenvolvimento com sustentabilidade no território envolvido, executa suas ações de EDUCAÇÃO AMBIENTAL forma integrada, onde os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó já possuem instituídas a Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) e também os Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs). Lembrando que o município conveniado de Ibirama também já início os trabalhos para a implantação da PMEA.
Os GIEAs elegem seus coordenadores, e através de portaria de nomeação efetivam o processo da Educação Ambiental intersetorial, formal e não formal, conforme prevêm as Políticas Nacional, Estadual e Municipal de Educação Ambiental.
Vale reforçar que a Política traz diversos benefícios ao município, pois se articula com a política Nacional de Meio Ambiente, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Política de educação e demais as diretrizes, promovendo a conscientização e efetivação ao processo de educação ambiental.
Para os coordenadores dos GIEAs, a política veio para organizar as ações através dos GIEAs que elaboram, articulam e desenvolvem os Programas municipais de educação ambiental (ProMEAs), trazendo a responsabilidade individual e coletiva, entendendo que a defesa da qualidade ambiental é um valor inseparável do exercício da cidadania.
Acompanhe as ações através das redes sociais dos GIEAs e também pelo site do CIMVI https://ambiental.cimvi.sc.gov.br/educacao-ambiental/politica-ea/