Aconteceu no dia 16 de novembro o 4° Seminário Anual de Educação Ambiental no Parque Girassol, sede do CIMVI. Além da presença importante de representantes de diversos segmentos, a programação contou com a participação de integrantes dos Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs) de 14 municípios do CIMVI, que apresentaram as ações desenvolvidas em 2022 e seu plano de ação para 2023.
Os GIEAs dos municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Indaial, Ilhota, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Timbó estão desenvolvendo programas, projetos e ações alinhados a Política Municipal de Educação Ambiental de cada município. Ibirama também, participou do seminário como município que aderiu a gestão ambiental e a educação ambiental do CIMVI no segundo semestre de 2022.
Tivemos algumas participações especiais ao decorrer do seminário, nossa Gestora de Serviços Ambientais Sandra R. Batista, falou sobre a importância do evento para os avanços da educação ambiental na região. Em seguida, o Diretor do CIMVI Sr. Fernando Tomaselli, falou sobre o Programa Vale Reciclar e a importância dos GIEAs para fomentar a sustentabilidade. Tivemos também a contribuição da Prefeita de Benedito Novo e pedagoga Sra. Arrabel Antonieta Lenzi Murara, que falou da importância da mudança de comportamento das pessoas nas pequenas ações para uma sociedade mais consciente. O evento também contou com a presença do prefeito de Rio dos Cedros, Jorge Luiz Stolf.
Como apoiador da Educação Ambiental, o Prof. Dr. Juarês José Aumod, realizou uma breve explanação sobre os minicursos realizados em 2022 e a importância da continuidade de formações técnicas e educativas ambientais, Aumond ressaltou o exemplo que o CIMVI promove, alinhando a pesquisa científica as ações realizadas na região consórcio, contribuindo para cidades mais sustentáveis.
Contamos com a participação do Soldado Sr. Israel e 3 alunos do Programa Protetores Ambientais – PROA da Polícia Militar Ambiental, que também falaram sobre a importância do programa na formação do processo de cidadania para os estudantes que participam do PROA.



Representando a APRI, as Assessoras Administrativas Sra. Camila Schultz e Sra. Thayse Peiker apresentaram sobre a importância do formato cooperativista para o processo de triagem edestinação adequada dos resíduos recicláveis, de forma intermunicipal.
O seminário contou com a mediação das assessoras de educação ambiental do CIMVI, Mariléia Selonke e Luciane Barth, que conduziram o cronograma do evento educativo ambiental. Foram apresentados os resultados 2022 e plano de ação 2023, referente ao setor de educação ambiental do CIMVI, alinhados ao Programa Vale Muito Cuidar que atua em várias frentes e as diretrizes Educativas e Ambientais. Mariléia trouxe dados dos avanços das Políticas Municipais de Educação Ambiental, das Formações e Mini Cursos, das reuniões dos grupos educativos ambientais da esfera municipal, regional e estadual, como GIEA, GTEA e CTEA, também foi apresentado resultados dos projetos Vale Plantar e do Programa Vale Reciclar, assim como o incentivo ao uso de energias fotovoltaicas através da Energie Agentur Blumenau(EAB).
Já a Assessora Luciane, trouxe osresultados das visitas ao Parque Girassol, que propõe a vivência da educação ambiental através dos espaços e serviços como: a Sede do CIMVI, Central de Valorização de Resíduos, Aterro Sanitário e Trilhas. O Parque Girassol recebeu em 2022 mais de 5 mil visitantes.
Para abrilhantar o evento, o Grupo de Dança Natan Vasselai, realizou uma apresentação artística de dança, com o tema “O bom combate” que contou com a participação dos mascotes dos GIEAs, a dança inspira para o movimento que precisamos realizar para atingirmos nossos objetivos diários, através do ritmo e motivação. Também houve um momento de descontração com a participação do palestrante e humorista Willy Wurst, que trouxe inspiração e alegria para os educadores ambientais!
O seminário foi um sucesso, a troca de experiência e resultados foi extremamente importante para continuação e evolução dos trabalhos em todos os municípios, o CIMVI agradece a participação de todos!