No dia 12/12, foi a vez do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) de Massaranduba receber integrantes dos demais GIEAs da região CIMVI para a última reunião Itinerante 2022.

O GIEA anfitrião apresentou diversas ações educativas ambientais realizadas na educação formal e não formal do município.

Durante a programação da manhã foram apresentados, Programas, Projetos e ações como:

    – Projeto Destinação adequada de resíduos; (Case CEI Alvino Vegine)

    – GIEA de Massaranduba e experiências práticas de sustentabilidade;

    – Licenciamento ambiental, fiscalização e gestão de resíduos no município de Massaranduba;

    – Experiências do Programa Viva + Massaranduba;

     – Projeto Polinizando para o Futuro;

Apresentação do projeto destinação adequada de resíduos, foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil (CEI) Alvino Vegini, na comunidade do 1º Braço e segundo a diretora e professora Fabiani Vegini, o projeto trabalhado com os pequenos surtiu efeito positivo em toda a comunidade, pois trouxe melhor entendimento e valor para a separação e destinação adequada dos resíduos recicláveis e rejeitos. Antes de aplicar o projeto no CEI as professoras do CEI realizaram uma visita educativa ambiental ao Parque Girassol, conhecendo melhor a gestão dos resíduos.

Já na programação da tarde os participantes tiveram a oportunidade em conhecer Centro de Educação Infantil Profa Ivete Spezia Schmitt, que apresentou o Projeto Criativo Ecoformador “Vale a Pena Cuidar”. Após foi realizada a visita na propriedade “Águas do Guarani” que aplica Práticas de Educação Ambiental, recebendo grupos técnicos e escolares. Neste momento a coordenadora do GIEA Laura Fatima Correia Volpi, realizou uma atividade com os participantes, lançando a seguinte pergunta para reflexão… O que te motiva todos os dias para continuar investindo na educação ambiental?

 E assim, o objetivo novamente foi alcançado, pois o intercambio dos grupos promove a troca de experiencias, o fortalecimento e a aproximação dos setores para uma educação ambiental cada vez mais estruturada.

Todo os participantes receberam uma “ecobag” (bolsa ecológica) personalizada com a seguinte frase:

 

A Libertação do ser humano está no encontro profundo de sua natureza consciente consigo mesma. (Maturana e Varela)