“É com muita alegria que anunciamos a reabertura do Parque Girassol para visitas presenciais a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de junho”. A afirmação é do diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), Fernando Tomaselli, que anunciou a novidade durante a sexta formação do setor de Educação Ambiental do Consórcio, realizada nesta semana.

Tomaselli destaca o importante papel ambiental e social que o Parque Girassol oferece à comunidade, promovendo às pessoas uma reflexão e maior conhecimento a respeito do impacto que suas ações no meio ambiente e qualidade de vida.

“Vivenciar essa experiência, seja através da Trilha do Tatu ou conhecendo o Centro de Valorização de Resíduos, coloca os visitantes em contato com uma realidade até então desconhecia. Estamos ansiosos para poder apresentar tudo isso à comunidade novamente e ver nosso Parque cheio e vida”, diz.

O Parque Girassol estava fechado para visitação desde março do ano passado, quando iniciou a pandemia da Covid-19, e a gestora do CIMVI Ambiental, Sandra Regina Batista, fala o quanto esse momento foi aguardado. “Respeitando as normais de segurança e prevenção e, acima de tudo, o bem-estar e a saúde das pessoas, nosso espaço ficou fechado. Durante esse tempo elaboramos propostas e roteiros de visitas que pequenos grupos, a partir da próxima semana, vão poder estar explorando, conhecendo melhor todo o trabalho que realizamos e que nunca deixou de acontecer”, afirma.

Visitas precisam ser agendadas

A assessora de Educação Ambiental do CIMVI, Mariléia Selonke, destaca o quanto esse contato com a natureza é importante para manter a qualidade de vida das pessoas.. “Tudo o que vivemos nos últimos tempos distanciando as pessoas entre si e também do meio natural, desconectando ainda mais da nossa essência natural e coletiva. É nítido, quando entramos no meio natural, como  a expressão e o comportamento das pessoas mudam.. Essa aproximação gera um sentimento de pertencimento e valor a vida de todas as formas”, reflete.

Os roteiros de visitação do Parque incluem: uso obrigatório de máscara, distanciamento social, álcool em gel à disposição. Todos os detalhes foram pensados para garantir uma experiência segura, deixando as pessoas à vontade para absorver todo o conhecimento que tanto o CIMVI quanto o Parque Girassol oferecem.

As visitas no Parque Girassol podem ser agendadas por telefone, no (47) 3380-1345 ou pelo e-mail [email protected]. Os passeios só ocorrem mediante agendamento prévio.

Roteiros

A primeira opção de roteiro é a Visita Institucional, que consiste em uma apresentação do CIMVI e Parque Girassol, contando a história e informando aos visitantes sobre as ações e serviços prestados aos municípios consorciados. Será possível entender como funciona um consórcio e quais os benefícios para a população. Quem optar por esse roteiro irá conhecer a Central de Valorização de Resíduos 1 (CVR-1), aterro sanitário, Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e a Trilha do Tatu.

O segundo roteiro tem foco na temática dos resíduos sólidos urbanos, abordando a realidade dos resíduos sólidos em nossos municípios, com informações sobre a coleta seletiva, triagem, reciclagem, aterro sanitário, consumo consciente, entre outros. Este roteiro passará pelo auditório, Central de Valorização de Resíduos (CVR-1), aterro sanitário e Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

Já o terceiro roteiro trata da preservação ambiental, abordando a importância da Mata Atlântica para nossas vidas, com informações sobre os biomas brasileiros, biodiversidade, preservação dos ecossistemas, unidades de conservação, diversidade e função das árvores na floresta, entre outros. Este roteiro passará pelo auditório e pela Trilha do Tatu, um fragmento da Mata Atlântica dentro do Parque Girassol.

O Parque Girassol

O Parque Girassol é uma iniciativa dos municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Ilhota, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó através do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí.

Somente em 2019, que iniciou as atividades, o Parque recebeu mais de 3 mil visitantes (alunos de escolas de Timbó e região, profissionais das prefeituras (tanto que municípios consorciados quanto os demais) e comunidade em geral.

A unidade de educação ambiental e valorização de resíduos sólidos foi idealizada para ser um espaço de transformação, com o objetivo de sensibilizar seus visitantes sobre as temáticas do consumo consciente, da coleta seletiva e da preservação do meio ambiente, de modo que todos se sintam responsáveis por esse processo de conscientização e mudança. Com esse objetivo, três roteiros com temas distintos foram montados.