Aconteceu  nesta quinta-feira, 2 de junho, a sexta formação continuada com representantes dos Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAS), dos municípios consorciados,  que teve como tema “Educação Ambiental para o equilíbrio Ecológico”. Quem abriu o evento foi o diretor do CIMVI, Fernando Tomaselli, dando boas-vindas a todos e destacando a importância do papel da EA para o meio ambiente e qualidade de vida.

Em seguida a gestora do CIMVI Ambiental, Sandra Regina Batista, falou a respeito dessa formação ser a primeira feita de forma presencial em 2021, priorizando todos os cuidados e seguindo as diretrizes de saúde e segurança. “Realizamos muitas reuniões e encontros online, o que foi ótimo para manter o ritmo das atividades e ter essa troca de experiências. Mas o encontro presencial, poder olhar olho no olho e ter essa conexão com os participantes é algo que sentimos muita falta. É bom saber que hoje isso aconteceu novamente e que todos puderam sair daqui com uma grande gama de informações e conhecimento”, disse.

O valor da fauna para o equilíbrio ecológico

O evento foi conduzido pela assessora do setor de Educação Ambiental, Mariléia Selonke, que destacou as parcerias firmadas na realização dessa formação. A primeira palestra foi sobre “O valor da fauna para o equilíbrio ecológico”, apresentada biólogo e educador ambiental da Fundação Jaguarense de Meio Ambiente (Fujama), Christian Raboch Lempek.

Durante a capacitação ele relatou sobre a complexidade do trabalho do resgate de fauna silvestre que realiza, apresentando cases de resgate e também vídeos de soltura dos animais em meio à natureza. “Nós somos chamados para as mais variadas situações de resgate. Desde pessoas que veem animais silvestres em sua residência e nos acionam para realizar a captura correta, até ocorrências mais graves, como denúncia e flagra de cativeiro, quando somos chamados para fazer a identificação dos animais, ajudando no tratamento e, por fim, libertando-os na natureza novamente. Já vimos de tudo e nossa maior missão é conscientizar as pessoas no sentido de que não prejudiquem ou firam os animais. A situação, se tratada de forma correta e humana, pode ter um desfecho positivo para todos”, relatou.

Educação Ambiental e Crimes Ambientais PMA

Em seguida o Soldado Israel e o Sargento Goetten, da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Blumenau, falaram a respeito do trabalho da PMA realizado em toda ocorrência que interfira de forma negativa no meio ambiente: desde a caça ilegal até ações prejudiciais como queimadas, por exemplo. O foco da apresentação dos policiais foi “Educação Ambiental e Crimes Ambientais”, esclarecendo dúvidas dos participantes a respeito do que é considerado ou não crime ambiental e de que forma a EA perpassa por diversas ações que a PMA faz em seu dia a dia.

“Nossa intenção é, em parceria com o CIMVI, elaborar um planejamento de ações para aplicar o Programa Protetor Ambiental (PROA) e outros Programas disponibilizados pela PMA, promovendo a aproximação e conscientização, mostrando aos futuros cidadãos como eles também podem fazer sua parte. É um projeto que já está em andamento e ao qual queremos dar início em 2022”, esclareceu o soldado Israel.

Interação e reflexão junto à natureza

Para concluir a manhã de formação, Mariléia conduziu os participantes até o Deck Central da Trilha do Tatu, onde houve um momento de interação com os participantes, quando Christian proporcionou um momento educativo ambiental,  no qual as pessoas puderam interagir com animais exóticos, como serpentes dormideiras e um casal de Bicho-Pau. O momento foi presenteado com a soltura destes animais no Parque Girassol.

“Foi muito bom poder realizar essa formação de forma presencial, podendo oferecer aos participantes experiências únicas e transformadoras. Sem dúvida foi uma manhã muito proveitosa, onde todos aprendemos e colaboramos com alguma informação. Em nome do CIMVI agradeço a presença, participação e entrega de todos em mais um evento da EA”, agradeceu Mari.