Visitações estarão disponíveis para a toda a comunidade

Divulgação/Parque Girassol

A partir do mês de março, o Parque Girassol em Timbó passará a funcionar aos sábados pela manhã. A novidade foi confirmada pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), responsável pela gestão do parque. O objetivo da medida é possibilitar a toda a comunidade a experiência de visitar o espaço, e conhecer um pouco mais sobre o tratamento de resíduos sólidos e o contato com a Mata Atlântica.

“A abertura aos sábados vai possibilitar a aproximação da comunidade com a nossa unidade de educação ambiental. Queremos promover essa conscientização para as pessoas: sobre os resíduos que produzimos, sobre esse contraste entre a ação humana e o meio ambiente, e o valor da reciclagem para o desenvolvimento sustentável”, explica Mariléia Selonke, assessora de educação ambiental do Parque Girassol.

A estrutura, que recebia principalmente visitações de escolas e de grupos técnicos, agora torna-se mais um atrativo de atividade de educação ambiental para toda a família. Os visitantes encontrarão no Parque Girassol uma área de aproximadamente 450 mil metros quadrados, com um roteiro que abordará as temáticas de meio ambiente e gestão de resíduos sólidos.

Por conta da pandemia da Covid-19, o parque manteve-se fechado entre março de 2020 e julho de 2021. Mesmo com a retomada, as visitas ainda preservam as regras de prevenção ao coronavírus, como distanciamento e uso obrigatório de máscaras.

Roteiro da visita

No Parque Girassol, os visitantes têm opções de trilhas em meio à Mata Atlântica, com a possibilidade de ver algumas das mais de 50 espécies de fauna e flora identificadas no parque.

Além do contato com a natureza, o roteiro oportuniza às pessoas entender como é feita a triagem e destinação final dos resíduos urbanos. Os visitantes também poderão conhecer o Centro de Valorização de Resíduos I (CVR I), onde são separados os materiais recicláveis da coleta seletiva, e o aterro sanitário.

“Queremos levar a conscientização sobre aquilo que “jogamos fora”, e gerar nas pessoas um consumo consciente”, aponta Luciane Barth, assessora de Educação Ambiental do parque.

Como agendar uma visita

Os agendamentos podem ser feitos através do site do Parque Girassol, em parquegirassol.com.br, por meio da ficha de inscrição. As visitas ao parque acontecem de segunda a sexta-feira, com horários no período matutino e vespertino, e agora também aos sábados pela manhã.

Cada visitação recebe grupos de no mínimo 10 pessoas e no máximo 30 pessoas, a partir dos seis anos de idade.

Em caso de chuva, a visitação pode ser cancelada, mediante contato através do email [email protected].

O Parque Girassol está localizado na Rua Tupiniquim, nº 1.070, Bairro Araponguinhas, em Timbó.

Sobre o Parque

Divulgação/Parque Girassol

Inaugurado em dezembro de 2018, o Parque Girassol é uma unidade de educação ambiental e valorização de resíduos que pertence ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). A estrutura abrange a sede do consórcio, o Centro de Valorização de Resíduos (CVR), onde são triados os resíduos da coleta seletiva, o Aterro Sanitário, a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e uma área de preservação.

Desde sua abertura, o parque já recebeu cerca de cinco mil visitantes.

Assessor de comunicação: Victor Vinícius de Santana Palmeira

Contato: [email protected]