Na manhã do dia 10 de abril, o Auditório Oikos, em Timbó, foi palco de um evento de grande importância para o desenvolvimento sustentável dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI.

Representantes do setor público e privado reuniram-se para conhecer e discutir o projeto-piloto do Plano Diretor Participativo de Arborização Urbana de Indaial, uma iniciativa que visa não apenas embelezar as cidades, através de uma infraestrutura verde “planejada”, mas também promover a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos.

A construção coletiva deste documento, envolvendo as iniciativas pública e privada, de forma participativa, foi destacada pelo diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli. “Precisamos preparar nossas cidades para o futuro e a arborização urbana é um destes pontos fortes a ser planejado, tendo como base a ciência e técnicas específicas a fim de que o resultado seja alcançado”.

Fernando Tomaselli destacou que a parceria entre setores público e privado, embasado em ciência e técnicas especializadas, garantirá uma arborização urbana planejada para Indaial

O evento teve como objetivo apresentar o Plano Diretor de Arborização de Indaial como um modelo a ser seguido pelos demais municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). “Esta iniciativa é um sonho realizado, pois como moradora de Indaial, quero andar pelas ruas da cidade e ver que, de alguma forma, pude contribuir para uma infraestrutura verde planejada em Indaial”, afirma a gestora de Serviços Ambientais do CIMVI, Sandra Regina Batista.

Sandra relatou sua satisfação em intermediar a geração deste documento, promovendo uma gestão de infraestrutura verde planejada para Indaial

Ela informou que a construção deste Plano foi a várias mãos, integrando a Prefeitura Municipal de Indaial, através da Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente, o conhecimento técnico especializado da Arboran e a parceria da empresa Ipel. “Hoje, ao apresentar esse resultado, queremos estimular os demais municípios da região CIMVI a darem o primeiro passo, pois é fundamental pensar na infraestrutura verde das cidades”, acrescenta Sandra.

Técnicas especializadas fundamentam o documento

Para desenvolver o Plano Diretor de Arborização, o CIMVI procurou integrar a gestão da infraestrutura verde das cidades, por meio da Arboran, com o interesse da empresa Ipel em apoiar ações socioambientais, fornecendo o aporte para viabilização do projeto. “Tivemos uma grata surpresa com o resultado do Plano, pois ele consegue transformar um empecilho ambiental em algo positivo para as empresas, sem falar na questão legal que o documento aborda”, comenta o CEO da empresa Ipel, Luciano De Liz Barboza.

Já a Arboran trouxe o propósito de manter as funções ecológicas dos espaços público em harmonia com os aspectos culturais e geográficos de cada município. “Precisamos conscientizar o poder público de que a arborização urbana deve servir como indicador de saúde pública, e este documento, articulado de forma participativa e por vários setores, foi o que agregou aos dados técnicos para garantir esse resultado, sendo considerado, inclusive, uma referência estadual”, complementa o engenheiro florestal da Arboran, Charles Coelho.

E para o poder público, este fato não seria diferente. “Todo esse planejamento gerado pelo Plano Diretor de Arborização surpreendeu a gestão pública, pois agora o levantamento que temos nos permitirá traçar ações mais efetivas na arborização urbana de Indaial”, acrescenta o engenheiro agrônomo da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Indaial, Sérgio Feuser.

Mesa redonda buscou sanar dúvidas e estimular o desenvolvimento deste planejamento de arborização nos demais municípios da região CIMVI

Após a apresentação do Plano Diretor, teve início uma mesa redonda, em que os participantes puderam trocar ideias e esclarecer dúvidas sobre a implementação dessa iniciativa nos demais municípios consorciados. Esta troca de experiências foi fundamental para estimular o desenvolvimento de ações semelhantes em outras localidades, fortalecendo assim o compromisso conjunto com a preservação ambiental e o bem-estar das comunidades.