Durante o encontro, foi formada uma Comissão de Educação Ambiental com o objetivo de planejar e efetivar programas, projetos e ações de forma regional

O auditório Oikos, sede do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, em Timbó, recebeu, no dia 23 de fevereiro, a primeira reunião de 2024 envolvendo os representantes dos Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental – GIEAs dos municípios integrantes do CIMVI. O objetivo foi definir prioridades e ações municipais e regionais relacionadas às Políticas Municipais de Educação Ambiental e demais diretrizes.

O diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli, saudou a todos, destacando que neste ano, com as eleições municipais, o CIMVI terá uma forma diferente de concentrar suas ações, buscando concluir as entregas às atuais gestões municipais. “Este momento serve para que possamos planejar nossas entregas enquanto GIEAs em cada município, uma vez que será um ano de fechamento de mandatos e precisamos garantir que nossos projetos continuem rendendo frutos às próximas administrações municipais”, afirma Tomaselli.

Fernando Tomaselli lembrou da importância em planejar bem as ações de educação ambiental neste ano, já que é um período de fechamento de mandatos

Três eixos temáticos serão norteadores de ações dos programas Vale Reciclar e Gestão Ambiental Urbana – PGAU; assim como o projeto Vale Plantar, já desempenhados pelos municípios consorciados. Essas ações são coordenadas pelos GIEAs, inseridas nos programas Municipais de Educação Ambiental e articuladas de forma regionalizada pelo CIMVI. “Com foco nestes três eixos, vamos nos dedicar ainda mais para que, além do processo de conscientização, também haja a entrega de resultados quali e quantitativos dos trabalhos realizados”, reforça a assessora de Educação Ambiental do CIMVI e coordenadora dos GIEAs, Mariléia Selonke.

A reunião ainda contou com a apresentação da nova campanha 2024 do programa Vale Reciclar, que está em atuação nos municípios da região CIMVI e tem como tema “Eu reciclo! Para quem recicla não existe lixo”; e do Programa de Gestão Ambiental Urbana – PGAU, com seus cinco eixos temáticos: uso e ocupação do solo; saneamento ambiental; construções sustentáveis; arborização e mobilidade urbana.

Estiveram presentes representantes dos GIEAs dos municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Ibirama, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Como ação do projeto Vale Plantar, Mariléia apresentou os números do Arvorômetro de cada município, buscando atingir a meta no plantio de árvores para recuperar áreas degradadas

Sandra Regina Batista convidou os representantes a formar uma comissão regional de Educação Ambiental e também apresentou o PGAU e seus cinco eixos temáticos

Comissão vai fomentar ações em âmbito regional

Para fortalecer ainda mais as ações sustentáveis dentro das temáticas já aplicadas, o CIMVI aproveitou o encontro para criar uma Comissão de Educação Ambiental que visa planejar e efetivar programas, projetos e ações de Educação Ambiental em âmbito regional.

“Esta comissão irá trabalhar as ações de educação ambiental de forma regionalizada, tendo o CIMVI como articulador e os GIEAs como coordenadores, trazendo um olhar diferenciado e descentralizado para algumas questões e ações que vão beneficiar todos os municípios”, explica a gestora Ambiental do CIMVI, Sandra Regina Batista.

Em sua composição, a comissão foi constituída por representantes dos GIEAs de Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó. Este propósito regional, para quem atua diretamente no município, é de grande importância. “Acho muito positivo o CIMVI criar uma comissão regional de educação ambiental para que possamos trocar ideias, boas práticas e pensar ações mais assertivas”, comenta o secretário de Meio Ambiente e coordenador do GIEA de Doutor Pedrinho, Juliano Hinsching.

Comissão de Educação Ambiental terá o objetivo de fomentar ideias, boas práticas e ações locais em âmbito regional