Confira a programação de cada cidade

Mês do Meio Ambiente

Mês do Meio Ambiente

Os municípios que integram o setor Ambiental do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) estão realizando ações relativas à semana do Meio Ambiente e ao “Junho Verde”. As datas têm o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a preservação do Meio Ambiente.

Ao todo, sete municípios anunciaram programações para marcar as datas. São eles: Benedito Novo, Indaial, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

“Estamos trabalhando fortemente em sinergia com os Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental nos municípios. Queremos reconhecer e parabenizar as ações e projetos que acontecem, e também o empenho das pessoas envolvidas em levar essa conscientização para o bem de todos”, celebra Mariléia Selonke, assessora de educação ambiental do CIMVI.

A Semana do Meio Ambiente foi instituída no Brasil no ano de 1981. Seu objetivo é complementar as ações que marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972.

Portanto, as ações se complementam com o foco na conscientização sobre a importância da conservação dos ecossistemas e dos seres vivos. Além disso, também são trabalhadas as pautas de controle da poluição e a degradação dos recursos naturais.

Confira a programação de ações divulgada pelos municípios

Ascurra: o município programou ações de estruturação de seu recém implantado Grupo intersetorial de Educação Ambiental. Confira a programação abaixo:

  •  Formação do GIEA e de seus integrantes, por meio de portaria, e início de seu regimento interno;
  • Orientação dos setores e secretarias da prefeitura para conscientizar sobre a gestão de resíduos sólidos, através da utilização correta da embalagem do Vale Cuidar;
  • Incentivo ao uso de canecas, copos reutilizáveis e garrafas de água próprioas;
  • Os trabalhos acima descritos também serão realizados com os alunos da rede estadual e municipal de Ascurra;

Benedito Novo: o município realizará a entrega de mudas para escolas do ensino fundamental e palestra para alunos do Ensino Médio.

Botuverá: a cidade terá uma distribuição de mudas de árvores nativas nos dias 06, 07 e 08 de junho. Você pode conferir mais detalhes clicando aqui.

Indaial: a Prefeitura de Indaial desenvolve a campanha do Junho Verde, em alusão ao mês do Meio Ambiente. Desta forma, a pauta ambiental é abordada ao longo de todo o mês, e não apenas durante a semana. Você confere a programação completa clicando aqui.

Ilhota: o município de Ilhota terá ações ao longo da semana entre os dias 06 e 09 de junho. Você confere a programação na imagem abaixo.

Luiz Alves: o município participará do II Seminário Regional Oceano Sem Plástico, juntamente com municípios do litoral. Você confere a programação clicando aquiAlém disso, Luiz Alves receberá o 3º Minicurso sobre Recuperação de Áreas Degradadas, juntamente com Massaranduba.

Massaranduba: a Prefeitura de Massaranduba também terá ações para marcar a campanha do Junho Verde. Você confere a programação completa clicando aqui.

Pomerode: por meio do seu Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), o município de Pomerode tem mais de 30 ações agendadas para o Junho Verde. O cronograma completo você confere clicando aqui.

Rio dos Cedros: em Rio dos Cedros, cinco ações já estão previstas para marcar a campanha do Junho Verde e a Semana do Meio Ambiente. Você confere a programação completa clicando aqui.

Rodeio: o município de Rodeio programou ações voltadas para os alunos da rede pública ao longo do Junho Verde. Estão previstas ações como plantio de mudas, visitação ao Horto Irmã e Eva, palestras e um curso de fotografia direcionado ao meio ambiente.

Timbó: o Grupo Intersetorial de Educação Ambiental de Timbó inovou, e realiza a 1ª Semana do Desenvolvimento Sustentável. As atividades planejadas seguem até o dia 11. Confira o cronograma de ações clicando aqui.

Veja as campanhas realizadas nos municípios