Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 28 de maio, o lançamento oficial do Sistema Aprova Digital do CIMVI Ambiental. Quem ficou responsável pela transmissão online do lançamento e por explicar o funcionamento do sistema foi a Ana Paula, que é Líder de Implantação do Aprova Digital.

O Diretor Executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli, parabenizou a iniciativa e disse ser um importante passo para a boa prestação do serviço público. “Esse modelo leva em consideração o entendimento regionalizado, com as particularidades dos municípios e da região do Médio Vale do Itajaí como um todo. Várias entidades e pessoas se envolveram na realização desse projeto. O Aprova Digital é isso: a soma da construção de um serviço que já acontece com excelência, mas com uma ferramenta que garante maior otimização do processo e que irá traçar novos rumos no Licenciamento Ambiental, prestigiando os empreendedores que acreditam e investem em nossos municípios, que terão respostas ainda mais assertivas”, afirma.

Para Sandra Regina Batista, que é gestora do CIMVI Ambiental e responsável pela elaboração, implementação e execução do Aprova Digital no Consórcio, a partir de segunda-feira os servidores públicos irão perceber a diferença na realização dos pedidos e execução dos serviços, com maior agilidade e qualidade para atender à comunidade.

“Tendo um notebook ou smartphone em mãos é possível realizar seu cadastro, solicitação e acompanhar em tempo real o andamento de cada etapa do processo. Além disso, por ser digital, também promove a sustentabilidade e ainda mais segurança, através do trabalho de técnicos especializados na área ambiental e digital. Estamos ansiosos para a partir de segunda-feira, dia 31 de maio, poder iniciar os atendimentos nesse novo formato e sentir a recepção do Aprova Digital pelas pessoas”, destaca.

Quem também acompanhou o lançamento é o prefeito de Rodeio, Valcir Ferrari. ​“Nossa região já foi contemplada nesse serviço muito importante na área ambiental desde de sua implantação, agilizando os tramites agora com a ampliação através do aprova digital avançaremos mais. Parabéns a todos que lutaram para que isso se torne realidade, quem ganha e nossa gente”, comentou.

Para acompanhar a live de lançamento e conferir todas as informações, acesse o link a seguir — https://cutt.ly/4npeBxt.

Aprova Digital

O Aprova Digital é um sistema 100% online que, através da sua plataforma digital, torna possível a digitalização do serviço público, agilizando as análises técnicas dos servidores e trazendo maior eficiência ao processo de licenciamento ambiental na região do Médio Vale do Itajaí. O sistema será utilizado pelos 13 municípios consorciados ao CIMVI Ambiental: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Indaial, Ilhota, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Através desse sistema, o CIMVI Ambiental oferece atendimento digital e personalizado para os seguintes serviços:

Declaração de Atividades Não Constante – DANC;

Certidão de Conformidade Ambiental – CCA;

Autorização Ambiental – AuA;

Autorização de Corte – AuC;

Autorização de Terraplanagem – AuT;

Autorização de Recuperação de Áreas Degradadas;

Nesse primeiro momento, alguns serviços irão continuar sendo solicitados e protocolados via e-mail. São eles:

Licença Ambiental Prévia – LAP;

Licença Ambiental de Instalação – LAI;

Licença Ambiental de Operação – LAO (Renovação e Regularização).

Passo a passo

Entenda passo a passo como funciona o Aprova Digital:

Cadastro;

Envio de processo;

Emissão e pagamento da taxa;

Vistoria in loco e análise técnica da documentação;

Ofício solicitando documentos faltantes (se necessário);

Retorno e análise de documentos;

Se negativo, novo ofício;

Se positivo, Parecer Técnico e Emissão da Licença Ambiental.

Dúvidas? Temos alguém para ajudar

Em caso de dúvidas, o Sistema Aprova Digital possui uma equipe técnica especializada para conversar com você. Ao acessar o site, de imediato aparecerá um ícone, no canto inferior direito, no formato de um ponto de interrogação. Clicando nele abrirá a janela do chat, onde há profissionais preparados para auxiliar você em qualquer etapa, desde a realização do cadastro até a conclusão da solicitação.

Esse retorno em tempo real é mais um importante diferencial do sistema, buscando o melhor atendimento às Prefeituras, aos servidores públicos, consultores, empreendedores e comunidade em geral.