A 6ª e última edição do minicurso sobre Recuperação e Restauração de Áreas Degradadas, promovido pela Educação Ambiental do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), foi realizada nesta terça-feira, dia 18.

Pela manhã, ocorreu a aula do geólogo, pesquisador e professor universitário, Dr. Juarês José Aumond, e no período da tarde, os participantes fizeram visitas a campo para aplicar os conhecimentos aprendidos, onde tiveram a oportunidade em conhecer a RAD e Mina da CALWER Mineração, da mesma cidade.

Segundo o secretário de meio ambiente e coordenador do Grupo Inter setorial de educação Ambiental (GIEA) de Botuverá, Márcio Francisco Colombi, ressaltou a importância deste minicurso, e a necessidade em continuar promovendo mais formações técnicas educativas ambientais, para obter mais conhecimento sobre estes temas, melhorando o desenvolvimento econômico, ambiental e social nos municípios. Márcio parabenizou o CIMVI pela iniciativa.

Já para o Prof. Dr. Juarês José Aumond que ressalta a importância do papel CIMVI, que está incentivando através destas formações a Recuperação e a Restauração de Áreas Degradadas na região, em diferentes setores, incluindo práticas de geotécnica para estabilização de taludes e margens de rios, remediação química e física de áreas degradadas e recuperação de cavas de mineração entre outros. Nos cursos são desenvolvidos conhecimentos sobre bacias hidrográficas, solos, obras de engenharia e engenharia natural, o papel da floresta no processo hidrológico, erosão e ancoragem dos solos. Para Dr. Juarês, o Consórcio cumpre com sua Missão Social, Econômica e Ambiental na região.

CIMVI atua como articulador dos minicursos

Como órgão de gestão consorciada, o CIMVI realiza a articulação e organização do evento, em parceria com os Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs) dos municípios, e suas respectivas secretarias de meio ambiente.

O ciclo de 6 minicursos teve início em abril, passando pelos municípios de Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Ascurra, Apiúna, Massaranduba, Luiz Alves, Timbó, Benedito Novo, Indaial, Doutor Pedrinho, Ilhota e Botuverá.

As Formações estão alinhadas ao Projeto Vale Plantar, Licenciamento Ambiental, ao Programa Vale Muito Cuidar e aos Programas de Educação Ambiental de cada município.