Encontro serviu para socializar projetos de educação ambiental desenvolvidos pela rede de ensino, assim como visitas na Usina Salto Pilão e Unidade de Conservação Flona

Os integrantes dos Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental – GIEAs da região do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, estiveram reunidos de forma itinerante no último dia 1º de dezembro, no municipio de Ibirama.
A abertura da reunião foi realizada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Ibirama, Anderson Fozina Krüger, que falou sobre os avanços do setor ambiental e da importância de estar alinhado à educação ambiental regional. Durante a programação, foram realizadas apresentações de alguns projetos, inclusive artísticos, desenvolvidos pela educação infantil e fundamental da rede de ensino de Ibirama.
Na sequência, os educadores ambientais tiveram a oportunidade de realizar uma visita para conhecer a Usina Hidrelétrica Salto Pilão. A usina gera energia suficiente para o consumo de cerca de 700 mil pessoas e executa um programa socioambiental com a comunidade. E para finalizar a programação, no período da tarde, todos conheceram a Unidade de Conservação (UC) federal de uso sustentável na Floresta Nacional (FLONA) de Ibirama. Esta Unidade de Conservação abrange os municípios de Ibirama, Apiúna e Ascurra, acreditando no processo educativo ambiental e em ajudar na resolução de conflitos.
Segundo a coordenadora do GIEA e diretora do Departamento de Meio Ambiente de Ibirama, Camila Schwarz Pauli, “a reunião dos GIEAs foi muito significativa para todos nós que trabalhamos nesta temática de educação ambiental aqui em Ibirama. Com ela, podemos ver que estamos seguindo o caminho certo e conseguimos motivação, bem como, novas ideias para continuar nessa missão”. Ela finaliza destacando que as reuniões do GIEAs sempre são muito proveitosas, “mas quando acontecem no município em que vivemos, é possível ver a união de tantas pessoas que se dedicam nesse tema juntas, o que gera uma sensação de dever cumprido e cada vez mais vontade de continuar fazendo”.