O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, como forma de incentivar práticas sustentáveis na comunidade escolar, está desenvolvendo o Projeto Piloto de Gestão de Resíduos na Escola (GRE) na Escola Básica Municipal (EBM) Arapongas, do município de Indaial.

O educandário foi selecionado para implementar a metodologia do programa regional “Vale Reciclar”, com o objetivo de implantar na escola piloto a adequada identificação, separação e destinação dos resíduos sólidos urbanos produzidos na escola, classificados em Resíduos Recicláveis, Rejeitos e Orgânicos.

Localizada nas proximidades do Parque Girassol, a escola possui um corpo docente de 39 professores e atende 245 alunos, distribuídos em 12 turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.  O projeto teve início em fevereiro, quando acorreu a primeira reunião com a direção da escola, em seguida, a aplicação das atividades previstas.

Os professores, logo no início do projeto, passaram por capacitação sobre o programa Vale Reciclar

“Conhecemos a escola, realizamos um diagnóstico dos resíduos gerados e das demandas da escola em relação à destinação na fonte da geração, como o caso dos resíduos orgânicos. A partir deste momento, aplicamos a formação dos professores e estudantes sobre o Vale Reciclar e dispomos de coletores padronizados para facilitar a identificação e melhor aproveitamento destes resíduos”, afirma a assessora de Educação Ambiental, responsável pelo projeto, Mariléia Selonke.

Ela informa que “um dos principais objetivos do projeto é de disponibilizar a metodologia da Gestão de Resíduo na Escola GRE, para todas as escolas da região CIMVI”. Entre as ações previstas, está a realização de atividades curriculares e extracurriculares, palestras, envolvimento da comunidade e visitas ao Parque Girassol.

“Participar deste projeto é bem importante, pois as crianças são conscientizadas em relação à destinação correta dos resíduos, entendem a importância da separação dos materiais que podem ser recicláveis e reutilizáveis, pois são temas atuais e necessários de difundir entre os estudantes e também a comunidade escolar”, comenta a diretora do educandário, Luciana Stedile Luciano.

Diretora Luciana destacou aos alunos a satisfação em ter sido a escola piloto para implantação do projeto

Coletores e composteira foram implementados

Para os recicláveis e rejeitos, serão utilizados coletores de 14 e 50 litros, com embalagens próprias, a fim de serem destinados ao Parque Girassol. Já com relação aos resíduos orgânicos, como a escola gera cerca de 760 quilos mensais, que até então eram destinados ao Aterro Sanitário. “Para minimizar o impacto dos orgânicos no Aterro Sanitário, e trabalhar isso de maneira educativa, foi implantado na Escola uma composteira”, informa a responsável pelo projeto.

Novos coletores foram implantados na cozinha, pátio escolar, salas de aula e sala dos professores, dando o destino correto para resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos

O projeto piloto de gestão de resíduos nas escolas reflete o compromisso do CIMVI com a sustentabilidade e a educação ambiental, criando um modelo que poderá ser replicado em outras escolas da região, mas que precisará contar com a participação ativa de toda a comunidade escolar para o sucesso dessa iniciativa.  “A Escola Arapongas está muito contente com o privilégio de ser piloto neste projeto, pois temos a certeza de que os resultados serão excelentes, tanto na conscientização dos estudantes, como na comunidade em geral, e agradecemos por essa oportunidade”, conclui Luciana.

A Escola recebeu uma composteira para destinação dos resíduos orgânicos e os estudantes participaram da oficina para implantação