Resíduos como pilhas, baterias e lâmpadas foram recolhidos em quatro pontos de consolidação estratégica da região CIMVI, envolvendo os municípios de Timbó, Rodeio, Pomerode, Botuverá, Ilhota e Luiz Alves  

Dar o destino correto aos resíduos nocivos que integram a política de logística reversa, concentrando o recolhimento para facilitar o processo de descarte, foi o propósito da ação organizada pelo Instituto de Meio Ambiente – IMA de Santa Catarina e que contou com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI. O recolhimento ocorreu no dia 18 de outubro, tendo como pontos de concentração estratégica de coleta os municípios de Timbó, Rodeio, Ilhota e Pomerode.

A data marcou a primeira coleta itinerante do Programa Penso Logo Destino – PLD, do IMA/SC, quando as arrecadações de pilhas, baterias e lâmpadas feitas nos municípios da região CIMVI foram recolhidas e encaminhadas para seu correto descarte, evitando assim, contaminações ao meio ambiente.

O recolhimento itinerante, resultou na coleta de aproximadamente 850 quilos de pilhas e baterias, e mais de 3000 lâmpadas. Na região do CIMVI, esta adesão foi feita pelos municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Ilhota, Luiz Alves, Rio dos Cedros, Rodeio, Pomerode e Timbó.

“Participar do PLD é uma oportunidade de concentrar forças para, de forma coletiva, os municípios da região CIMVI poderem destinar de forma adequada os resíduos perigosos que integram a política da logística reversa e que podem causar grandes danos à saúde humana e a vida como um todo”, afirma a assessora de Educação Ambiental do CIMVI, Mariléia Selonke. Ela acrescenta que a educação ambiental é um processo valioso para contribuir com ações como esta.

É importante destacar que estiveram presentes no ato da coleta representantes da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental – CODAM/IMA de Blumenau, que contribuem para a articulação do PLD na região.

 

O recolhimento de pilhas, baterias e lâmpadas foi concentrado na sede do CIMVI, em Timbó, além de pontos de coleta em Rodeio, Ilhota e Pomerode

 

Rodeio sediou um dos quatro pontos de coleta, concentrando também as arrecadações do município de Apiúna

 

A coleta itinerante também passou pelo município de Pomerode

   

O quarto ponto de consolidação ocorreu em Ilhota, concentrando ainda a coleta do município de Luiz Alves

 

Programa do IMA tem alcance estadual

Um dos objetivos do PLD é auxiliar os municípios do Estado a destinarem os itens da Logística Reversa, como pneus, lâmpadas, eletroeletrônicos, embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias, para entidades gestoras parceiras, as quais buscam reinserir estes resíduos nos processos produtivos e descartar de forma ambientalmente correta os rejeitos não passíveis de reciclagem. O PLD conta atualmente com 164 adesões no Estado, e tem a meta de conquistar até 2024 a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes.